Foto do escritorPrefeitura de Xapuri

Xapuri celebra avanço cultural com a chegada do Cinema e Teatro Móvel MovCeu

A cidade de Xapuri, conhecida por sua rica herança cultural e histórica, acaba de ganhar um presente especial: a van MovCeu, um cinema e teatro móvel equipado com tecnologia de ponta, fruto de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Xapuri. Este novo equipamento foi entregue à cidade com o apoio do Ministério da Cultura, e Xapuri é a única cidade da região a receber esse benefício.

Em vídeo, o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT) agradeceu ao Presidente Lula e destacou a importância da van MovCeu para a comunidade: “Esse é um presente para Xapuri, uma grande conquista para nossa cidade. Agora temos um cinema e teatro móvel, pronto para levar cultura a todos os bairros de nossa cidade”, celebrou. A prefeitura também contribuiu com R$115 mil de contrapartida para viabilizar o projeto, que oferecerá sessões de cinema, espetáculos de teatro, shows e oficinas, democratizando o acesso à cultura para todos.

Cultura Itinerante: Arte ao Alcance de Todos

O MovCeu é um espaço completo, com equipamentos modernos de projeção e som que permitem exibições de filmes e apresentações teatrais com qualidade profissional. A iniciativa representa um marco na gestão cultural do município, levando entretenimento e conhecimento aos moradores de todas as idades e transformando ruas, praças e escolas em centros culturais temporários. Além de enriquecer a vida cultural local, o projeto promete estimular a curiosidade e o aprendizado, aproximando os moradores de Xapuri do teatro e do cinema.

Uma Conquista para a População

A van cultural, que percorrerá todos os bairros da cidade, foi recebida com entusiasmo pela população. “É uma conquista de todos nós, uma ferramenta que vai aproximar o cinema e o teatro de quem nunca teve essa experiência antes,” ressaltou o prefeito, destacando que a iniciativa é fruto de uma gestão comprometida em transformar Xapuri em um polo de cultura e conhecimento no interior do Acre.

A chegada da van MovCeu representa um novo capítulo para Xapuri, onde cultura e educação se unem em prol do desenvolvimento social. Com esta ação, a prefeitura reafirma seu compromisso com a valorização da cultura local e a inclusão social, proporcionando a cada morador o direito de vivenciar o melhor do cinema e do teatro.

O Prefeito Bira agradeceu sua equipe de cultura pelo trabalho realizado e pela persistência em buscar recursos e apresentar a importância da cultura para o governo de Xapuri, e também ao Ministério da Cultura e o Governo Federal do Presidente Luís Inácio Lula da Silva por lembrar e presentar a princesinha do Acre, terra de Chico Mendes, com a Van MovCeu e ressaltou ser mais um avanço para a cultural local xapuriense.