A Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Sanitária, fiscalizou durante a 1ª Feira Xapuri Rural Show, os feirantes e comerciais, afim de promover o monitoramento e conscientização sobre boas práticas de manipulação de alimentos.
Para termos uma ideia da importância do trabalho da vigilância sanitária municipal xauriense, os maiores surtos de doenças gastrointestinais são causados pelas bactérias patogênicas (a mais conhecida é a salmonela, mas há também a staficoccus aureus), logo, havendo falta de cuidados e higiene com os alimentos (desde prazo de validade, armazenamento em local indevido, embalagem duvidosa), podem contaminar a comida e colocar em risco a saúde da população e o problema pode se agravar pela intoxicação alimentar, que hospitalizam as pessoas e podem (em casos mais extremos) levá-la ao óbito.
Higiene do local e das pessoas
É necessário ter banheiros limpos à disposição do público (inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais).
Também é ideal que a equipe de trabalho esteja em perfeitas condições de saúde e também com uma boa higiene.
Tenha um espaço para o médico socorrista, em caso de urgências.
Controle de alimentos
Os alimentos precisam estar devidamente armazenados em perfeitas condições para o consumo. Se você tem uma área de estoque é importante observar os rótulos, para se certificar de que todos os alimentos estão armazenados de acordo com as condições especificadas e, é claro, dentro do prazo de validade.
Confira as dicas para realizar um evento de acordo com as especificações da Saúde Municipal - Departamento de Vigilância Sanitária Municipal:
atente-se para a higiene pessoal da equipe de trabalho;
verifique o armazenamento e o prazo de validade dos produtos;
não deixe alimentos expostos por muito tempo;
tenha lixeiras à disposição do público;
adquira um kit de primeiros socorros;
tenha uma equipe de limpeza;
seja rigoroso com todos os detalhes;
verifique a higiene dos banheiros (tenha manutenção de limpeza);
contrate profissionais habilitados para manipular a comida.
Em caso de dúvidas, procure a vigilância sanitária da prefeitura e esclarece suas dúvidas.