Na manhã desta terça-feira, 04, o prefeito de Xapuri Bira Vasconcelos, acompanhado da Secretária Municipal de Educação de Xapuri, Fernanda Abreu, participou do lançamento do Projeto “Guardiões da Paz na Floresta”, promovido pela Polícia Militar do Acre, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e o 2° Batalhão da PM.
O Projeto Guardiões da Paz visa a implantação de uma cultura de pacificação social no ambiente escolar, por meio do uso de técnicas e métodos de resolução de conflitos, especialmente aqueles aplicados na mediação e negociação de conflitos, capacitando alunos para atuarem voluntariamente como GUARDIÕES DA PAZ na floresta, em parceria com a comunidade local e às famílias adjacentes.
Bira Vasconcelos destacou a importância da paz na floresta e a necessidade de preservação da riqueza que nos rodeia. “A floresta é essencial a manutenção da vida humana, é dela que se obtém as principais fontes de energia para o nosso organismo funcionar. Associar a segurança e a preservação da floresta é fundamental para o progresso humano. Somos gratos a Polícia Militar e as Escolas parceiras do projeto “Guardiões da Paz na Floresta”, especialmente aqui, a Escola Esperança do Povo, a comunidade e adjacências. Acrescento ainda, os elogios necessários ao papel tão importante e bem-feito que vem sendo desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, em nome do Comandante Farias; também a Polícia Militar na pessoa do Comandante Roberto Farias, e a Polícia Civil em nome da delegada Michelle Boscaro, no município de Xapuri, que tem nos deixado mais tranquilos, seguros em nossas casas. Somos parceiros. Contem com a Prefeitura de Xapuri”, disse.
O evento de lançamento ocorreu na Escola Estadual Rural Esperança do Povo no Seringal Cachoeira, Zona rural de Xapuri, e contou com a participação de inúmeras autoridades locais, como o Coordenador Geral do Núcleo de Educação do Estado em Xapuri, Wagner Menezes; a Delegada de Polícia Civil, Michelle Boscaro e o Agente de Polícia, Eurico Feitosa; Comandante da Polícia Militar de Xapuri, Roberto Farias; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Fatias; o Diretor da Escola Esperança do Povo, Professor Luís Augusto, entre outros representantes de órgãos públicos.