Um dos maiores patrimônios da cultura xapuriense, a Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho tem estado presente em todos os atos públicos da nova gestão “Construindo o futuro”, tendo na posse do prefeito Maxsuel Maia recebido do gestor a promessa de investimentos para o seu fortalecimento.
Filho do músico Carlinhos Castelo, o prefeito se comprometeu, inclusive, em abrir concurso para a contratação de novos músicos. Outro fato importante ocorrido também durante a cerimônia de posse é que a mãe de Maxsuel Maia, a professora Enilza, foi convidada para ser madrinha da banda.
Um dos objetivos da atual gestão é tornar a banda uma escola de música, com o objetivo de formar músicos para o futuro. O novo secretário de Cultura e Turismo do município, o professor e cantor Nader Sarkis, afirma que o começo do novo ciclo administrativo é propício para se pensar no papel da banda sob esse ponto de vista.
“Começamos esse ano de 2025 vivendo um novo momento em Xapuri. Com total apoio do nosso prefeito, Maxsuel Maia, o sonho é transformar a banda numa verdadeira escola de música nos próximos anos, para que ela receba as crianças, os jovens e adultos que sonham em tocar um instrumento'', pontua.o
Nader Sarkis ainda diz que a Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho é um dos principais mecanismos da cultura xapuriense, o que justifica merecer toda a atenção da administração.
Músico desde os 13 anos de idade, Edson San, atual regente da Banda, função que exerce há 12 anos, afirma que o momento atual é de grande entusiasmo com a expectativa de fortalecimento e renovação da “Dona Júlia”.
“A cidade precisa conhecer a banda de novo. Tocar nas escolas, resgatar as retretas, as passeatas. Ela tem sido esquecida em muitos momentos importantes de atividades no município e isso não pode acontecer porque é o cartão postal da nossa cultura”, afirma. De acordo com o maestro, atualmente a banda atua com 17 músicos, mas contando com alguns voluntários. O ideal seria, pelo menos, um número de 25 músicos para ser ter uma boa formação. Outra realidade relacionada ao quadro é que alguns músicos que estão atuando já são aposentados, mas voltaram a trabalhar.
Um pouco da história
A histórica e tradicional banda de Xapuri completará 51 anos de sua primeira tocata no próximo dia 20 de janeiro. O seu nome homenageia a genitora de um xapuriense ilustre, o ex-senador, ex-ministro da república e ex-governador do estado do Pará, Jarbas Passarinho.
Testemunha fiel dos mais importantes momentos da história da cidade desde que foi criada, no ano de 1972, através de decreto baixado pelo ex-prefeito Édson Dias Dantas, a banda animou gerações e formou grandes músicos acreanos.
Seja nas arquibancadas do velho estádio Góes e Castro, depois transformado em Álvaro Felício Abrahão, seja no coreto da praça Getúlio Vargas, os dobrados da Dona Júlia Gonçalves Passarinho se tornaram parte da identidade xapuriense.
A banda de música Dona Júlia Gonçalves Passarinho iniciou seus primeiros trabalhos de matrículas e ensaios, contando com 25 músicos e 1 arquivista, sob a regência do saudoso maestro Ruy Francisco de Melo (Tenente Ruy), falecido no dia 6 de dezembro do ano de 1985.
Sua primeira tocata oficial aconteceu no dia 20 de janeiro do ano de 1973, em uma alvorada em louvor ao santo padroeiro de Xapuri, São Sebastião, e ainda no mesmo dia acompanhou a tradicional procissão.
Já no dia 22 de março do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário de Xapuri, a banda foi batizada pelo então vigário da paróquia local, Frei José Carneiro de Lima.